A cultura de trabalho mais emocional do Brasil pode explicar o fato de que metade dos profissionais do país já assumiu a culpa pela falha de outra pessoa do trabalho.
Segundo a Robert Half, consultoria responsável pela pesquisa, 38% dos executivos disseram que a infração era pequena e não valia iniciar discussão. Logo, preferiram assumir a culpa para encerrar o caso. Outros 30% se sentiram diretamente responsáveis pela falha.
Para Daniela Ribeiro, gerente sênior da divisão de Engenharia e Marketing & Vendas da Robert Half, os brasileiros gostam de prestar favores e possuem uma grande dificuldade em dizer não. De acordo com a executiva, a cultura de trabalho do Brasil é mais emocional, muito focada em relacionamentos entre os funcionários.
Outro dado destacado por ela é que muitas vezes os envolvidos se preocupam mais em apontar os culpados do que tentar resolver determinada situação.“O RH pode ajudar as pessoas a confrontar a realidade e também pode estimular conversas transparentes, com o objetivo de solucionar o problema e não achar culpados”, orienta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário